Serviços e produtos

Rótulos e Embalagens

Design Gráfico de Rótulos e Artes Gráficas para Embalagens:


O design de embalagem é uma vertente também do design de produto, que tem suas próprias especificidades, mas, o design de embalagens entra em um outro projeto, aqui trataremos apenas da criação dos Rótulos e Artes Gráficas para Embalagens.

A criatividade, além dos conhecimentos do designer gráfico, sejam técnicos ou teóricos, são muito importantes, mas alguns conhecimentos específicos da área também são necessários para criar bons projetos de rótulos.

 

1.     Rótulos e Conceitos Estéticos:

 

Para a criação da arte que o Rótulo/Embalagem irá seguir, uma adaptação com a Identidade Visual da empresa deverá seguir. O solicitante receberá o briefing, para que a partir disso, a criação seja iniciada.

Como “Arte Gráfica” entendemos aqui toda a parte estética visual, e as colocações informativas, textuais que um rótulo/embalagem deve possuir. A criação da arte do rótulo/embalagem não é meramente ilustrativa. Elas usam da criatividade, inovação, estratégia de vendas, de marketing, de público, entre outros, que a Agência irá desenvolver.

 

2.      Rótulos/Embalagens e suas informações, diretrizes e legislações:

A Agência, para desenvolver o conceito, precisa ter, além da mensagem que a marca deseja transmitir, o conhecimento das informações técnicas necessárias do produto que o solicitante necessita. Cada produto recai sobre uma categoria diferente, seja alimentício, cosmético, farmacêutico, limpeza, dentre outros. E cada categoria precisa informar ao consumidor, em seu rótulo ou embalagem, informações específicas, como por exemplo:

  • Valores nutricionais;
  • Componentes ou ingredientes;
  • Presença de lactose, glúten, castanhas e outros possíveis alérgicos;
  • Instruções de uso;
  • Cuidados específicos com o produto;
  • Informações de lote, fabricação e validade;
  • Códigos de barra;
  • Informações do fabricante;
  • Dentre diversas outras informações específicas.

 

Algumas legislações que devem ser pesquisadas ao desenvolver um rótulo/embalagem pelo solicitante, são:

  • Resoluções da ANVISA;
  • Legislações de importação e exportação, caso se apliquem;
  • Portarias do INMETRO;
  • Simbologias ABNT de identificação e manuseio;
  • Simbologias eletrônicas;
  • Registros em órgãos governamentais;
  • Normas de declaração de aditivos, valores nutricionais e ingredientes;
  • Dentre outras específicas para cada produto.

 

Essas categorias devem ser entregues para a Agência já definidas. A Agência desenvolve a arte do rótulo, sua criação, com todas as informações necessárias e obrigatórias de um produto (sejam elas estéticas ou técnicas), para que ele comunique de forma efetiva o que a empresa deseja trazer ao cliente. Este trabalho é de extrema importância no desenvolvimento de um rótulo ou da embalagem como um todo.

Tantos as legislações de produto quanto as informações dos rótulos podem ser pesquisadas e coletadas pela equipe da Agência, porém, são valores e projetos a parte do desenvolvimento da Arte Gráfica.

 

 

3.     Materiais, formatos e tamanhos:

 

Outra especificidade que deve ser definida previamente, antes da confecção da Arte Gráfica, é os materiais, formatos e tamanhos que esse rótulo/embalagem terá e será.

Diferentes tipos de papéis, plásticos, e outros materiais podem modificar drasticamente a qualidade da Arte em si, assim como os próprios materias podem influenciar na qualidade de imagens, tamanho de fontes, entre muitos outros fatores.

Primeiramente, deve-se escolher um shape e material que sejam condizentes com o produto que está protegendo. Assim como materiais de limpeza tem os shapes e materiais específicos para comercialização e uso, outros tipos de produto também tem materiais específicos para sua embalagem.

Depois de estabelecido o shape e material da embalagem, A Agência deve saber como sua arte será aplicada naquele material. Cores, fontes e formas de impressão se aplicam diferentemente em cada tipo material.

A Agência não desenvolve artes aleatórias, aplicando formatos e materiais inusitados. Regras devem ser seguidas para a comercialização de cada tipo de produto, assim como para o desenvolvimento deles, seja do produto em si, seja da embalagem e do rótulo.

Por isso, é de extrema importância a comunicação entre equipe da Arte, equipe do produto, equipe da impressão gráfica e o solicitante anteriormente ao desenvolvimento da arte.

 

4.     Mockups para visualização dos Rótulos/Embalagens

A Agência desenvolve projetos que considerem ergonomia e estética tridimensionais. Porém, aqui é necessário a utilização de mockups gratuitos, ou comprados. Caso não existam disponíveis em bancos de dados, a Agência criará os mockups, o que implica em orçamentos de construção a parte. funcionam.

 

  1. Data de Entrega:

 

30 Dias após a contratação do serviço. Datas variam conforme solicitação de alterações.


Rótulos de Vinhos


Rótulos de Geléias


Embalagens Erva-Mate